Parceria entre UFV e Ministério Público Federal prevê mais de R$ 1 milhão para projetos socioambientais de pesquisa e extensão

Uma nova oportunidade de recursos para o desenvolvimento de projetos socioambientais será aberta, nos próximos meses, às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de Minas Gerais. Nessa terça-feira (25), aconteceu, em Belo Horizonte, a assinatura do Termo de Compromisso do Programa Participa Minas, que prevê um investimento de R$ 1.468.174,95 em projetos de pesquisa e de extensão universitária para a reparação de danos ambientais e de impactos da mineração no estado.

Os recursos são provenientes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Fundação Estadual de Meio Ambiente e a empresa Samarco, pela descaracterização da Barragem de Germano, em Mariana (MG), e a necessidade de medidas para adequação dos empreendimentos da mineradora.

Na cerimônia presidida pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva, a UFV esteve representada pelo reitor Demetrius David da Silva, pelo pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, e pelo gerente da Unidade de Projetos da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), José Cruz Reis Neto. A presença deles se deve ao protagonismo da Universidade no desenvolvimento do Participa Minas, que é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público Federal, a UFV e a sua fundação de apoio.

Participaram também presencialmente do evento a pró-reitora adjunta de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, Janice Henriques da Silva Amaral, o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e a pró-reitora adjunta de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernanda Cunha Sousa. Outras instituições participaram remotamente.  

O acordo de cooperação celebrado com a UFV e a Funarbe será executado em forma de rede. Poderão aderir a esse acordo todas as Ifes de Minas Gerais integrantes do Fórum das Instituições de Ensino Superior Públicas (Foripes) do estado. Com a adesão, será criado um comitê gestor que, dentre outras funções, ficará responsável pela elaboração do edital com os critérios para a seleção dos projetos, que serão voltados para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.