Disciplinas

O estudante deverá cursar um mínimo de 24 e 48 créditos para o mestrado e o doutorado, respectivamente. As disciplinas da área de concentração deverão totalizar no mínimo 50% dos créditos exigidos. Para completar esses créditos o estudante poderá solicitar aproveitamento e, ou, transferência de créditos (no máximo 50% do mínimo exigido), obtidos no mestrado, ou como estudante especial. Uma unidade de crédito corresponde a 15 horas de preleção ou a 30 horas de aula prática.

Elenco Geral de disciplinas Transversais
Genética clássica. Padrões de herança. Marcadores e mapeamentos genéticos. Gene ao nível molecular. Gene em ação. Organização do genoma. O genoma dinâmico. Herança extra-nuclear. Tópicos da genética atual.
Probabilidade na genética. Constituição genética de uma população. Mudanças nas frequências gênicas: processos sistemáticos e dispersivo. Endogamia.
Biologia em genética genômica. Introdução à genética genômica. Estatística genômica. Métodos de Estimação e Estimadores. Funções de Mapeamento. Modelo com um único loco. Modelo com dois locos – Cruzamentos controlados. Grupos de Ligação. Mapeamento de QTL. Uso de aplicativos computacionais para mapeamento e análise de QTL.
Organização do genoma e estrutura gênica em eucariotos. Mecanismos de controle da expressão gênica em eucariotos. Metodologias empregadas no estudo da regulação da expressão gênica.
Importância do estudo da diversidade genética. Diversidade entre populações (ou acessos) com base em características fenotípicas. Diversidade entre populações (ou acessos) com base em informações moleculares. Estrutura genética populacional. Medidas de variabilidade genética das populações. Filogenia molecular. Filogeografia molecular. Análise de seqüência.
Variação contínua. Valores genotípicos e genéticos. Componentes da variância genotípica. Tópicos em estimação de componentes de variância. Variâncias genotípicas entre e dentro de populações estruturadas em famílias. Delineamentos genéticos e estimação de componentes de variância genotípica. Herdabilidade. Correlação genotípica. Seleção.
Aspectos aplicados da citogenética. Ciclo celular. Estrutura e ultra-estrutura dos cromossomos. Diversidade cromossômica. Tecnologia do bandeamento cromossômico. Variações cromossômicas numéricas e estruturais. Manipulação cromossômica em organismos superiores. Citogenética molecular e mapeamento dos cromossomos. Evolução do cariótipo.
Princípios básicos de estatística. Interação genótipo X ambiente. Análise de estabilidade e adaptabilidade. Estimação de ganhos por seleção. Seleção simultânea de caracteres. Correlações fenotípicas, genotípicas e de ambiente. Análise de trilha. Análise dialélica. Estimação de coeficientes de repetibilidade. Análise de cruzamento entre linhagens e testadores. Análise de gerações ou teste de escala conjunta. Zoneamento genético. Divergência genética. Recursos computacionais para o processamento e análise de dados experimentais.
Estimação de parâmetros genéticos. Análise agrupada e correção de dados. Estimação de ganhos por seleção. Estudo da capacidade combinatória. Correlações entre caracteres. Análise de estabilidade e adaptabilidade. Seleção simultânea de caracteres. Análise de fatores no melhoramento genético. Análise discriminante no melhoramento genético. Análise de linhas segregantes com progenitores intercalares. Análise da diversidade genética. Progresso genético e ambiental.
Inteligência computacional. Programação e aplicativos computacionais. Redes neurais artificiais. Lógica Fuzzy. ANFIS (Adaptive Network-Based Fuzzy Inference System).
Modelos biométricos para reconhecimento de padrões, classificação e predição. Introdução ao uso do software R. Modelos biométricos e abordagens de aprendizado de máquinas e inteligência computacional para estudos de reconhecimento de padrões. Modelos biométricos para estudos de classificação. Abordagens de aprendizado de máquinas e inteligência computacional para estudos de classificação. Modelos biométricos para estudo de predição. Modelos biométricos baseados em regularização. Abordagens de aprendizado de máquinas e de inteligência computacional para estudos de predição
Proteínas e enzimas. Ácidos nucleicos e biossíntese de macromoléculas. Carboidratos, lipídios e membranas. Metabolismo Celular.
A Célula procariótica e eucariótica. Estrutura, composição e complexidade do genoma. Mecanismos genéticos. O fluxo da informação genética na célula. Expressão gênica em células eucarióticas. Controle da expressão de genes. Composição, estrutura e função de membranas. Conversão de energia: mitocôndrias e cloroplasto. Transdução de sinais celulares.
Bioquímica do cérebro. Bioquímica hormonal. Bioquímica das moléculas secretórias do aparelho digestório. Biomoléculas do sangue. Metabolismo nos tecidos hepático e renal. Funções bioquímicas dos tecidos de reserva e estruturais. Controle metabólico e integração bioquímica dos tecidos.
Estruturas de ácidos nucléicos. Análise de ácidos nucléicos. Interações entre ácidos nucléicos e proteínas. Genoma de eucariotos: organização do cromossomo. Síntese do DNA-replicação da cromatina. Controle de transcrição em eucarioto. Processamento do RNA e controle pós transcricional. RNA regulatório. Regulação da biossíntese de proteínas. Sinalização celular.
Ambiente Linux. Obtenção e estrutura de dados gerados por tecnologias de seqüenciamento de genomas e transcriptomas. Análise e triagem de qualidade de sequências. Algoritmos de montagem de genomas e transcriptomas. Algoritmos de anotação de genomas e transcriptomas. Estratégia de análise de genes diferencialmente expressos em transcriptomas. Obtenção de dados gerados por proteômica quantitativa livre de gel. Análise de proteínas diferencialmente expressas. Obtenção de dados gerados por metabolômica. Análise qualitativa e quantitativa de metabólitos em amostras complexas. Ambiente Linux. Obtenção e estrutura de dados gerados por tecnologias de seqüenciamento de genomas e transcriptomas. Análise e triagem de qualidade de sequências. Algoritmos de montagem de genomas e transcriptomas. Algoritmos de anotação de genomas e transcriptomas. Estratégia de análise de genes diferencialmente expressos em transcriptomas. Obtenção de dados gerados por proteômica quantitativa livre de gel. Análise de proteínas diferencialmente expressas. Obtenção de dados gerados por metabolômica. Análise qualitativa e quantitativa de metabólitos em amostras complexas.
Análise comparativa de dados gerados pelas técnicas ômicas e biologia de sistemas. Programação em R. Análise de sequências em larga escala. Técnicas de agrupamento não supervisionado aplicado a ômicas. Análise comparativa de dados gerados pelas técnicas ômicas e biologia de sistemas. Técnicas de classificação supervisionada aplicada a ômicas. Redes biológicas moleculares. Biologia de Sistemas.
Água como componente da planta. Relações hídricas nas células e tecidos vegetais. Movimento de água no solo. Movimento de água através da planta. Perda de água pela planta. Fisiologia dos estômatos. Aspectos fisiológicos dos défices de água. Resistência à seca.
Utilização dos carboidratos, lipídeos e proteínas de reserva. Respiração. Biossíntese da parede celular. Enverdecimento. Economia do carbono. Aquisição e assimilação do nitrogênio.
A Educação e a Didática como campo de reflexão. O processo Ensino/Aprendizagem e a interação professor aluno. O planejamento da ação didática. Técnicas de ensino. Avaliação. A Docência e a Pesquisa na Educação Superior.
A ciência agrossilvicultura e os sistemas agroflorestais. Conceitos e classificação de sistemas agroflorestais. Diagnóstico e planejamento de sistemas agroflorestais. A Agrossilvicultura no mundo. Princípios de seleção de espécies para sistemas agroflorestais. Experimentação em sistemas agroflorestais. Extensão agroflorestal. Produtividade e conservação de solos em sistemas agroflorestais. Análise econômica dos sistemas agroflorestais.
Propriedades termodinâmicas do ar. Geometria e quantificação da radiação solar. Sistemas homeotérmicos. Calor resultante de processos metabólicos e sua dissipação. Índices de conforto térmico. Requisitos e adequação de luminosidade. Requisitos e controle da qualidade do ar. Transferência de calor e umidade nas construções. Condicionamento térmico natural das instalações. Condicionamento térmico artificial das instalações. O ambiente construído e o protocolo de boas práticas de produção animal.
Metodologia Bayesiana versus metodologia clássica. Teorema de Bayes como princípio de atualização da informação. Modelo paramétrico. Eliciação de distribuições a priori. Estimação de parâmetros. Análise de alguns modelos discretos. Análise de alguns modelos contínuos. Técnicas analíticas e computacionais de implementação do paradigma Bayesiano. Modelos de simulação para amostrar a distribuição a posteriori.
Planejamento de experimentos. Testes de hipóteses. Contrastes. Análise de Variância. Delineamentos experimentais. Procedimentos para comparações múltiplas. Modelos de Regressão linear. Experimentos fatoriais. Experimentos em parcelas subdivididas. Superfície de resposta. Análise de grupos de experimentos.
Esperança matemática. Variância e Covariância. Testes de hipóteses. Estimação de parâmetros. Análise de regressão. Teste de identidade de modelos de regressão. Análise de correlação.
Delineamentos experimentais com ênfase em componentes de variância. Transformação de dados. Experimentos em parcelas subdivididas. Experimentos fatoriais. Superfície de resposta.
Inversas generalizadas de matrizes reais. Sistemas de equações lineares. Formas quadráticas e distribuições. Modelos de regressão ou modelos de posto completo. Correlação. Modelos de delineamentos experimentais.
Modelos para blocos incompletos. Delineamentos em reticulados quadrados (“Square Lattices”). Modelos com classificação hierárquica. Modelos com dois critérios de classificação cruzada com números iguais e desiguais nas sub-classes. Análise de covariância. Componentes de variância. Modelos mistos.
Modelos mistos. Inferência Bayesiana. Marcadores moleculares. Genômica ampla. Métodos estatísticos e computacionais para implementação de seleção genômica ampla. Análise de associação genômica ampla.
Álgebra vetorial e matricial. Formas quadráticas. Variáveis aleatórias multidimensionais. Distribuições multivariadas. Inferência sobre vetores de médias e matrizes de covariância. Análise de variância multivariada. Análise de agrupamento. Componentes principais. Análise de fatores. Análise discriminante. Correlação canônica.
Natureza dos fenômenos que provocam a deterioração dos solos, visando conhecer os princípios em que se fundamentam seu manejo e sua conservação. Métodos utilizados para conservar os solos. Elementos para o planejamento agrícola, utilizando-se o critério da conservação do solo. A fotografia aérea no manejo e conservação.
Uso do cultivo hidropônico em pesquisa e condução de experimento. Absorção, transporte, metabolismo e funções dos nutrientes minerais. Composição mineral e diagnose do estado nutricional de plantas.
O solo como meio nutriente para as plantas. Desenvolvimento radicular afetado por fatores internos e externos. Interface solo raiz na absorção de nutrientes. Microbiota da rizosfera. Adaptação de plantas a ambientes adversos de solo.
Leitura e produção de textos acadêmicos para estudantes estrangeiros. Produção de textos orais. Análise de textos escritos acadêmicos. Produção de textos. Adequação lexical e gramatical.
Análise de vocabulário. Estudo das estruturas lingüísticas. Características do discurso acadêmico. Aplicação de técnicas de leitura e compreensão de textos técnico-científicos.
Diversidade microbiana de diferentes microbiomas. Métodos de extração e purificação de DNA/RNA metagenômico. Métodos moleculares para caracterização taxonômica da diversidade microbiana. Métodos moleculares para caracterização da diversidade microbiana funcional: metagenômica funcional.
Fertilidade do solo no contexto histórico e atual. Conceitos usuais na fertilidade do solo. Nutrientes no contínuo solo-solução. Acidez do solo e sua correção. Nitrogênio. Fósforo. Potássio. Enxofre. Micronutrientes. Avaliação da fertilidade pela análise química do solo. Solos de fertilidade melhorada. Diagnose nutricional de plantas. Modelagem matemática na fertilidade do solo.
Fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o desenvolvimento de microrganismos no leite. Microbiologia de processos na cadeia produtiva do leite. Culturas lácteas e láticas. Controle de processos. Riscos biológicos na indústria de leite. Estudos dos processos fermentativos em leite.
Princípios fisiológicos. Neurofisiologia. Endocrinologia. Fisiologia muscular. Fisiologia cardiovascular. Respiração. Fisiologia renal. Fisiologia da digestão.
Morfologia, embriologia e anatomia dos órgãos genitais dos animais domésticos. Fisiologia da reprodução na fêmea. Fisiologia da reprodução no macho. Patologia da reprodução na fêmea. Exames ginecológicos. Patologia da reprodução no macho. Exames andrológicos. Controle reprodutivo de rebanhos.
Ritmo biológico. Metabolismo. Fígado. Equilíbrio acidobásico. Aclimatação. Nocicepção. Estresse. Envelhecimento.
Tecnologia do sêmen: colheita e avaliação, resfriamento, congelação, descongelação e avaliação do sêmen congelado. Tecnologia de zigotos: considerações gerais, preparação das doadoras e receptoras, colheita e manipulação de zigotos, congelação, descongelação e reidratação de zigotos e inovulação. Fecundação “in vitro”: aplicações e perspectivas, técnicas de fecundação e técnicas de micromanipulação de ovócitos e de zigotos.
Elenco de disciplinas ministradas pelo programa de pós-graduação em Zootecnia
Grande área: Produção Animal
Teorias de regulação do consumo. Estrutura do aparelho digestivo. Saliva, glândulas salivares. Deglutição, eructação, ruminação. Esôfago. Retículo. Rúmen, “omaso” e “abomaso”. Estômago, secreção gástrica. Intestino delgado, intestino grosso, ânus. Fígado, vesícula biliar, bile, pâncreas, secreção pancreática. Hormônios do aparelho digestivo. Digestão. Absorção e transporte de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Fezes. Métodos para determinar digestibilidade e disponibilidade de nutrientes.
Anatomia de aves. Hipotálamo e hipófise. Glândula tireóide. Pâncreas endócrino. Hormônios do metabolismo do cálcio. As Gônadas. Fisiologia do trato digestivo. Fisiologia do tecido muscular. Fisiologia do tecido adiposo. Fisiologia do tecido ósseo. Fisiologia da reprodução. Fisiologia do empenamento.
Endocrinologia. Fisiologia da reprodução. Fisiologia da gestação e parto. Fisiologia da lactação. Fisiologia da produção de ovos. Fisiologia do crescimento. Fisiologia do consumo voluntário. Fisiologia do metabolismo protéico. Fisiologia do metabolismo energético. Reações fisiológicas ao estresse.
Introdução. Controle neuro-endócrino da reprodução. Hormônios da reprodução. Diferenciação sexual. Anatomia funcional do sistema reprodutivo feminino. Ciclo estral dos animais. Anatomia funcional do sistema reprodutivo masculino. Fertilização. Gestação. Mecanismos hormonais da gestação e parto. Aspectos da reprodução.
Anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores da égua. Sazonalidade na Reprodução eqüina. Endocrinologia do ciclo estral da égua. Foliculogênese. Superovulação em éguas. Sistemas de Rufiação e cobertura. Inseminação artificial. Transferência de embriões. Diagnóstico de gestação. Anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores do garanhão. Endocrinologia do garanhão. Comportamento sexual de garanhões. Colheita de sêmen eqüino. Métodos de Resfriamento de sêmen eqüino. Métodos de Congelamento de sêmen eqüino.
Natureza geral dos hormônios. Regulação da secreção hormonal. Mecanismo de ação dos hormônios. O hipotálamo e o sistema hipofisário. Hormônios e açúcar no sangue. Regulação hormonal dos fluídos do corpo. Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fósforo. Regulação hormonal da taxa metabólica. Hormônio e reprodução dos animais domésticos. Timo.
Crescimento e desenvolvimento dos tecidos muscular, adiposo e ósseo. Fatores zootécnicos que afetam o crescimento animal. Controle hormonal e nutricional do crescimento animal. Manejo pré abate e operações pós-abate. Características de carcaça. Classificação e tipificação de carcaças. Qualidade de carne. Fatores zootécnicos que afetam a qualidade da carcaça e da carne. Gerenciamento e rastreabilidade das cadeias produtivas de carnes.
Grande área Nutrição e alimentação animal (Não Ruminantes)
Localização, planejamento e construção das instalações de uma piscicultura. Qualidade da água para piscicultura. Hábitos alimentares de peixes. Espécies de peixes de interesse para piscicultura. Alimentos e alimentação de peixes. Caracterização das rações para peixes. Cultivo de peixes de água doce.
Dietas e rações para suínos. Gestação e lactação. Manejo de Reprodutores. Ambiência. Manejo de dejetos.
Introdução; biofisiologia das aves; incubação artificial; bioclimatologia aplicada à avicultura; a granja de reprodução; inseminação artificial; alimentação e melhoramento avícola; prevenção e profilaxia; planejamento avícola.
Anatomia e fisiologia da reprodução em rãs. Anatomia e fisiologia da digestão em girinos e rãs. Tópicos da nutrição de girinos e rãs. Avaliação dos problemas técnicos da ranicultura. Planejamento zootécnico de um ranário.
Desenvolvimento e importância da ciência da nutrição dos animais monogástricos. Princípios fisiológicos da nutrição de monogástricos. Digestão, absorção e metabolismo de água, energia, carboidratos, lipídios e proteínas. Classificação, absorção e metabolismo, fontes, necessidades nutricionais e sintomas de deficiência de vitaminas. Classificação, absorção e metabolismo, biodisponibilidade, inter relações, fontes, necessidades nutricionais e sintomas de deficiência de minerais. Aditivos na alimentação de monogástricos. Processamentos da matéria prima e ração.
Princípios fisiológicos dos processos de digestão e absorção. Nutrição proteica, Energia. Aditivos na alimentação de peixes. Métodos para determinação da digestibilidade dos alimentos, aditivos, manejo alimentar.
Metodologias utilizadas em nutrição de monogástricos. Ensaios de alimentação com monogástricos. Digestibilidade dos alimentos. Métodos de determinação de biodisponibilidade dos nutrientes. Métodos de determinação das exigências com monogástricos. Classificação e tabelas de composição dos alimentos. Principais alimentos energéticos e protéicos. Fontes suplementares de vitaminas e minerais. Aditivos usados nas rações de monogástricos. Processamento dos alimentos e rações. Tabelas de exigências nutricionais. Programas alimentares usados como monogástricos. Formulação de rações para monogástricos.
Definição e classificação de modelos. Modelagem do crescimento, nutrição e metabolismo de animais não ruminantes. Zootecnia de precisão. Modelos aplicados à nutrição de não ruminantes.
Produção de matrizes de corte. Nutrição de matrizes de corte. Manejo do incubatório e produção de pintos de um dia.
Revisão e discussão de literatura sobre os principais problemas da nutrição de monogástricos, como consumo, digestão e absorção, métodos de avaliação dos alimentos. Sistemas de energia, exigências nutricionais, inter relações nutricionais, nutrição e reprodução, nutrição e doenças, micotoxicoses, processamento de alimentos, alimentos não-tradicionais, aditivos de rações etc.
Grande área de Nutrição e Alimentação Animal (Ruminantes).
Apresentação do programa. Situação da pecuária de corte. Eficiência da reprodução. Características das principais raças de corte. Seleção e cruzamentos em bovinos de corte. Eficiência de produção. Manejo e alimentação do rebanho bovino de corte. Avaliação de carcaças. Novilho precoce. Organização e planejamento da pecuária de corte.
Consumo voluntário. Utilização da pastagem no processo de produção de leite. Produção e manejo das diferentes categorias de animais componentes do rebanho leiteiro. Reprodução. Fatores de meio e genéticos afetando o processo produtivo e reprodutivo. Revisão de literatura.
Classificação de ruminantes. Microbiologia do rúmen. Utilização de carboidratos pelos ruminantes. Utilização de compostos nitrogenados protéicos e não protéicos pelos ruminantes. Lipídeos na nutrição de ruminantes. Principais funções dos minerais no rúmen. Síntese de vitaminas do complexo B.
Avaliação de alimentos. Métodos de determinação da digestibilidade para ruminantes. Digestão parcial. Utilização de indicadores em estudos de digestão. Determinação da digestibilidade e consumo por animais em condições de pastejo. Fatores que afetam a digestibilidade. Balanço nutricional. Técnicas de abate comparativo e análises de carcaça. Eficiência de utilização de energia para bovinos. Exigências nutricionais de macroelementos inorgânicos. Nomenclatura e classificação de alimentos. Principais alimentos utilizados para ruminantes. Alimentação de ruminantes. Formulação de rações para ruminantes. Aditivos de rações.
Evolução dos herbívoros. Evolução da população bovina e população humana. Evolução das atividades humanas segundo o Clube de Roma. Recursos naturais não renováveis. Poluição ambiental. Produção versus produtividade e sustentabilidade. Perspectivas futuras para a produção de alimentos e de fontes de bioenergia. Lei de Malthus e resposta marginal ou da lei dos rendimentos decrescentes. Modelos de saturação cinética na nutrição animal e de plantas. Problemas com modelos convencionais de recomendação de nutrientes na nutrição animal e nutrição de plantas. Princípios ecológicos de produção de bovinos. Produção agrícola e o meio ambiente.
Formação e produção de ácidos graxos voláteis no rúmen. Transporte de ácidos graxos através do epitélio do rúmen. Desenvolvimento da população microbiana do rúmen em dietas ricas em amido. Metabolismo de nitrogênio pelos microrganismos. Aspectos quantitativos de síntese de proteína no rúmen. Transporte de uréia e amônia para o rúmen. Digestão de lipídios nos ruminantes. Biohidrogenação de gordura no ruminante. Síntese da gordura do leite. Relações energéticas da formação e secreção de subprodutos do rúmen. Água na fisiologia do ruminante. Fatores que afetam o metabolismo mineral. Interrelação entre os microrganismos do rúmen. Vitaminas.
Consumo de matéria seca. Princípios de exigências nutricionais. Exigências nutricionais de energia. Exigências nutricionais de proteína e aminoácidos. Exigências nutricionais de minerais. Exigências nutricionais de vitaminas. Comparação dos diferentes sistemas de exigências nutricionais. Predição do desempenho de bovinos.
Conceitos sobre parede celular e fibras. Bioquímica da parede celular das plantas e fibra. Métodos de análise. Síntese de lignina. Compostos secundários em plantas. Efeitos nutricionais da fibra. Cinética de degradação ruminal de fibras.
O ruminante, o rúmen e a pastagem. Consumo voluntário de pasto. Seletividade. Limitações nutricionais de pastagens tropicais. Princípios nutricionais da suplementação a pasto. Fontes de nutrientes suplementares. Produção de novilho precoce e superprecoce a pasto. Manejo nutricional de fêmeas em pastejo.
Grande área de Forragicultura e Pastagens
Princípios ecológicos úteis ao manejo de pastagens. Considerações fisiológicas importantes para o manejo de pastagens. Estabelecimento de pastagens. O dossel sob pastejo. Dinâmica do pastejo. Valor nutritivo. Consumo e digestibilidade. Taxa de lotação, pressão de pastejo e capacidade de suporte. Papel da leguminosa e reciclagem de nutrientes. Conservação de forragens: ensilagem e fenação.
Importância e utilização das pastagens naturais. Ecossistemas das pastagens naturais. Funcionamento do ecossistema. Estágios em sucessão vegetal. Interação entre animais domésticos, outros herbívoros e a comunidade vegetal. Queima no manejo das pastagens naturais. Tratamento do solo e da vegetação e a produtividade das pastagens naturais. Planejamento de divisões. Sistema de pastejo. Uso múltiplo. Condição da pastagem e caracterização de “Sites”. Exclusão. Inventário e avaliação em pastagens naturais. Uso de fotografia aérea e senso remoto no manejo de pastagens naturais. Interpretação de resultados. Seminários e apresentação de trabalhos.
Aspectos fisiológicos das plantas forrageiras; conceitos de ecologia; introdução e avaliação de plantas forrageiras; produção animal e a fertilidade do solo; estabelecimento de pastagens; taxa de lotação e sua importância para a produção animal; melhoramento e renovação de pastagens; reciclagem de nutrientes sob condições de pastejo; produção de sementes de plantas forrageiras; culturas forrageiras de inverno; à legumineira ou banco de proteínas; melhoramento do valor nutritivo de forrageiras; plantas tóxicas de pastagens; controle biológico de pragas de pastagens.
O ecossistema de pastagens. A planta forrageira. O processo de pastejo. Uso estratégico de práticas de conservação de forragem. Uso de alimentos suplementares volumosos e concentrados.
Introdução. Fatores ambientais e culturais afetando o rendimento e a qualidade de forrageiras. Ensilagem. Fenação. Subprodutos da agroindústria. Suplementação de dietas baseadas em silagem, feno e subprodutos da agroindústria.
Terminologias. Métodos diretos e indiretos para estimativa da massa e acúmulo de forragem em pastagens. Métodos de avaliação da cobertura do solo, composições botânica e morfológica de plantas forrageiras, morfogênese, dinâmica do perfilhamento, índice de área foliar, interceptação luminosa e serapilheira em pastagens. Métodos para estimativa do valor nutritivo de plantas forrageiras, consumo de forragem e comportamento ingestivo de animais em pastejo. Métodos para determinação das emissões de gases de efeito estufa e estoques de carbono e nitrogênio em pastagens; e metano entérico em animais em pastejo.
Grande área de Melhoramento Animal
Constituição genética de uma população. Variação contínua. Métodos de estimação de componentes genéticos. Consanguinidade e cruzamento.
Seleção. Auxílios à seleção. Métodos de seleção. Interação genótipo x ambiente.
Métodos de predição. Modelos de avaliação genética. Estimação de componentes de variância. Uso de programas computacionais na avaliação genética.
Modelos Estatísticos. Avaliação genética e estimação de parâmetros genéticos. Heterogeneidade de variância na avaliação genética. Análise de variáveis categóricas. Conexidade de dados na avaliação genética. Consanguinidade em populações submetidas à seleção. Interpretação e aplicações dos resultados de avaliações genéticas.
Introdução à inferência Bayesiana. Algoritmos MCMC (Markov Chain – Monte Carlo). Inferência Bayesiana de modelos lineares Gaussianos. Inferência Bayesiana de modelos mistos Gaussianos unicaracterísticos. Inferência Bayesiana de modelos mistos não-Gaussianos. Inferência Bayesiana de modelos de Seleção e Associação Genômica.
Aspectos básicos da herança cromossômica. Organização gênica. Mecanismos de mutação gênica. Herança citoplasmática. Controle da expressão gênica. Fundamentos da variação genética e dos polimorfismos gênicos. Mutações/polimorfismos de DNA como marcadores de produção. Associação de marcadores moleculares e métodos clássicos de seleção.
Bases moleculares, cromossômicas e celulares da hereditariedade. Constituição genética das populações. Epigenética e interação genótipo x ambiente. Condições hereditariedades e congênitas e erros inatos do metabolismo em animais domésticos. Estudo de casos e planejamento de cruzamentos. Coleta de dados fenotípicos e genotípicos.
Disciplinas transversais do programa de zootecnia
Conceitos introdutórios em análise de alimentos. Coleta e preparo de amostras. Avaliação do teor de água em alimentos. Avaliação de compostos nitrogenados em alimentos. Avaliação da gordura bruta. Avaliação de componentes fibrosos em alimentos. Avaliação dos componentes minerais dos alimentos. Avaliação energética dos alimentos. Sistema “in vitro” de avaliação de alimentos.
Filosofia da ciência. Metodologia científica. O discurso técnico-científico. Estruturação de um projeto de pesquisa. Estruturação e elaboração de artigos técnicos científicos. Estruturação e elaboração de teses e monografias. Citação bibliográfica.
O ambiente e o animal. Equilíbrio fisiológico – homeostase e homeotermia. Avaliação e medidas do ambiente animal. O ambiente e a nutrição. Efeitos gerais do clima sobre a reprodução. O ambiente e o comportamento animal. Sanidade e ambiente. Aspectos gerais do acondicionamento térmico do animal. Atualização no campo da bioclimatologia. Revisão de literatura e seminários.
O método científico e a experimentação com animais. Introdução à inferência. Princípios básicos da experimentação com animais. Caracterização de variáveis resposta. Delineamentos experimentais básicos. Natureza dos modelos estatísticos. Princípios da comparação entre tratamentos. Delineamentos aplicados à mensuração de variáveis de fluxo contínuo. Aspectos da experimentação com animais em lactação. Medidas de eficiência nutricional. Análise de covariância na experimentação com animais.
Absorção, transporte, funções e exigências dos diversos minerais e vitaminas nos animais domésticos. Problemas de deficiência, toxidez, interrelações com outros nutrientes. Controle hormonal da absorção, transporte e excreção dos minerais.
Utilização de fontes protéicas e do nitrogênio não-protéico pelos animais domésticos. Balanço e desequilíbrio de aminoácidos. Inter-relação proteína e outros nutrientes. Controle hormonal na transformação das proteínas e aminoácidos.
Introdução aos carboidratos e lipídios. Digestão e transporte dos carboidratos e lipídios. Utilização dos diversos carboidratos pelo organismo animal. Balanço energético da oxidação dos carboidratos. Produção de glicose pelo organismo animal. Controle hormonal da utilização dos carboidratos. Defeitos decorrentes da utilização dos carboidratos. Produção de ácidos graxos, triglicerídos e outros lipídios pelo organismo animal. Ácidos graxos essenciais e suas funções. Utilização dos lipídios pelo organismo animal. Controle da produção e utilização dos lipídios. Defeitos decorrentes da produção e utilização dos lipídios rancificação e peroxidação.
Disciplina de treinamento dos estudantes de pós-graduação, que permite ao estudante adquirir experiência no ensino, preparando, planejando, e lecionando aulas teóricas e práticas em disciplinas em nível de graduação do Departamento de Zootecnia, sob a supervisão e acompanhamento do professor responsável pela disciplina.
Disciplina de treinamento dos estudantes de pós-graduação, que permite ao estudante adquirir experiência no ensino, preparando, planejando, e lecionando aulas teóricas e práticas em disciplinas em nível de graduação do Departamento de Zootecnia, sob a supervisão e acompanhamento do professor responsável pela disciplina.
Disciplina de treinamento dos estudantes de pós-graduação, que permite ao estudante adquirir experiência no ensino, preparando, planejando, e lecionando aulas teóricas e práticas em disciplinas em nível de graduação do Departamento de Zootecnia, sob a supervisão e acompanhamento do professor responsável pela disciplina.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes e/ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas ou abordados em menor profundidade nas disciplinas regulares oferecidas na UFV, permitindo constante atualização do aluno nas diversas áreas da Zootecnia.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes e/ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas ou abordados em menor profundidade nas disciplinas regulares oferecidas na UFV, permitindo constante atualização do aluno nas diversas áreas da Zootecnia.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes e/ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas ou abordados em menor profundidade nas disciplinas regulares oferecidas na UFV, permitindo constante atualização do aluno nas diversas áreas da Zootecnia.
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para sua formação.
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para sua formação.
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para sua formação.