Tese defendida por Thaís Correia Costa, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFV, ganha Prêmio Capes de Tese

A pesquisadora Thaís Correia Costa, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFV, receberá o Prêmio Capes de Tese 2023. Seu trabalho foi considerado o melhor de 2022, na categoria Zootecnia e Recursos Pesqueiros, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O resultado final foi divulgado na última sexta-feira (18) e a solenidade oficial de entrega deverá acontecer em dezembro. A edição deste ano teve 1469 trabalhos inscritos e 49 deles serão premiados, um por área de conhecimento.

A tese Fetal programming and molecular characterization of the skeletal muscle development in ruminants, orientada pelo professor Márcio Souza Duarte, já havia recebido, em julho, o Prêmio Jovem Acadêmico da Sociedade Americana de Ciência Animal (Asas – sigla em inglês). Essa é considerada a premiação de maior prestígio para a categoria na comunidade mundial de ciência animal.

A pesquisa
Em sua pesquisa, Thaís avaliou como a nutrição materna de animais durante a gestação impacta a trajetória de desenvolvimento das crias. O objetivo foi entender os mecanismos que regem o desenvolvimento intrauterino de um indivíduo e como eles são alterados mediante a alimentação materna na gestação. 

De acordo com a pesquisadora, a tese demonstra que a restrição nutricional em diferentes períodos da gestação tem impactos distintos no desenvolvimento da cria. “Evidenciamos que o tecido muscular da progênie (cria) de caprinos que sofre restrição na primeira metade da gestação resulta em limitações na produção de energia. Isso tem grande impacto na sobrevida dos recém-nascidos durante os primeiros dias de vida, bem como na sua capacidade de crescimento muscular e sua eficiência produtiva”, disse.

Ao trabalhar com bovinos em outro experimento, Thaís demonstrou que os bezerros nascidos de mães com dietas contendo níveis adequados de proteína durante a gestação apresentaram maior deposição de tecido muscular. Consequentemente, isso impactou na quantidade de carne produzida.

Os resultados observados na pesquisa, financiada pela Capes, permitem traçar estratégias de suplementação durante a gestação de fêmeas ruminantes visando ao melhor desenvolvimento do tecido muscular dos animais recém-nascidos, otimizando a produção de carne de qualidade. A partir da pesquisa, foram elaborados quatro artigos já publicados em revistas científicas especializadas.

Segundo o orientador Márcio Duarte, além da possibilidade de aplicação imediata na pecuária, os trabalhos envolveram metodologias que possibilitam avaliar os mecanismos que regem essas alterações, com o objetivo de permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de produção. “Este tema tem ganhado cada vez mais espaço na área de alimentação e produção animal. Os resultados poderão influenciar a tomada de decisões que impactam a eficiência do sistema produtivo como um todo”, explicou.

Premiação
Por ter sido selecionada para o Prêmio Capes de Tese, Thaís Correia Costa receberá uma bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Já o orientador do trabalho receberá um prêmio de até R$ 3 mil, além de certificados, que também serão oferecidos aos coorientadores e ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

Divulgação Institucional.

Reportagem Original disponível em Universidade Federal de Viçosa – Notícias (ufv.br)